Case de Sucesso

T2S viabiliza operação emergencial de RoRo e Carga Geral no sistema N4 da JBS com solução customizada

A JBS precisou assumir a operação de navios de RoRo e Carga Geral de outro operador portuário, dentro do Porto de Itajaí, de modo emergencial, pois os navios já estavam em curso para o porto. Para viabilizar essas operações sem a disponibilidade imediata de sistema dedicado a RoRo e Carga Geral, a T2S foi acionada para desenvolver uma solução sob medida.

Contexto

A JBS precisou assumir a operação de navios de RoRo e Carga Geral de outro operador portuário, dentro do Porto de Itajaí, de modo emergencial, pois os navios já estavam em curso para o porto. Para viabilizar essas operações sem a disponibilidade imediata de sistema dedicado a RoRo e Carga Geral, a T2S foi acionada para desenvolver uma solução sob medida.

O Desafio

Antes do início do projeto, o terminal da JBS não realizava operações com carga geral, como veículos e cargas soltas. A limitação estava na falta de sistemas dedicados aos outros processos, o que impedia o registro e controle adequado desse novo tipo de operação. A urgência foi por conta da proibição da operação dos navios, que eram de destino para o operador SC Portos, por ordem da Receita Federal.

Objetivo

O principal objetivo foi permitir que o terminal da JBS operasse com cargas gerais dentro do sistema Navis N4, da Kaleris, junto com o envio de informações à API Recintos e a autoridade portuária de Itajaí, utilizando apenas o módulo já disponível para contêineres. A Receita Federal do Brasil apenas liberaria a operação das cargas com a devida integração via sistema.

A Solução

Em um curto período de duas semanas, a equipe da T2S desenvolveu e implementou uma série de customizações na interface do sistema N4. As principais ações incluíram:

Customizações no gate do Navis N4 para permitir o fluxo de entrada e saída das cargas gerais;

Integrações com a APS (Autoridade Portuária de Santos, atualmente operando a parte pública do Porto de Itajaí) para assegurar a comunicação entre sistemas;

Extração de dados para a API Recintos, viabilizando a conformidade com a Receita Federal do Brasil.

As tecnologias utilizadas incluíram Java (Groovy) e .NET, empregadas para garantir máxima flexibilidade e desempenho no ambiente do cliente.

Resultados

'A T2S entregou uma solução totalmente funcional, permitindo que a JBS iniciasse suas operações de carga geral de forma emergencial e imediata E o principal resultado:

Operação bem-sucedida de navios RoRo e navios de vergalhão, com rastreabilidade e conformidade;

Primeira operação realizada com sucesso, a atracação do navio BYD Shenzhen, que chegou ao Porto de Itajaí 28/05/2025, trazendo mais de 7 mil veículos da montadora chinesa BYD. A operação, considerada a maior movimentação de veículos da história do Brasil, foi realizada 24 horas por dia ao longo de cinco dias.

'Este case reforça o comprometimento da T2S em entregar soluções criativas, eficientes e personalizadas, mesmo diante de limitações tecnológicas e orçamentárias, impulsionando a inovação e a adaptabilidade no setor portuário.

“A parceria com a T2S foi fundamental para que conseguíssemos viabilizar, em tempo recorde, uma operação premente de RoRo e Carga Geral no Porto de Itajaí. A equipe da T2S demonstrou grande agilidade e domínio técnico ao adaptar o sistema N4 às nossas necessidades, garantindo a conformidade com os requisitos da Receita Federal e da autoridade portuária. A entrega rápida e segura permitiu à JBS realizar uma das maiores operações logísticas do setor, reforçando nosso compromisso com eficiência e inovação.” Afirmou o gerente de TI da JBS, Amandus Muller.

Pronto para sua transformação digital?

Descubra como podemos modernizar suas operações e gerar resultados reais para seu negócio.